Natação infantil

 
                                                     

Faixa Etária: Crianças entre 3 a 7 anos de idade, porém cada faixa etária possui um horário diferente de aula: crianças de 3 a 4 anos praticam a natação em um horário e crianças de 5 a 7 anos em outro. A dúvida frequente que surge na cabeça dos pais é porque essas crianças não podem fazer as aulas juntas, citamos isso, pois, muitos colocam seus filhos para nadarem e querem que os mesmos fiquem juntos. Porém, essa divisão é feita de acordo com o desenvolvimento motor da criança. Segundo GALLAHUE essas crianças se enquadram na fase motora fundamental, fase em que as crianças estão na época das descobertas, na busca de como executar uma variedade de movimentos com maior fluidez e controle. Contudo, crianças de 3 a 4 anos apresentam as primeiras tentativas de executar um determinado movimento, a orientação espacial e temporal ainda é pobre e por isso os movimentos ainda acontecem de forma exagerada com pouca coordenação e ritmo. Já as crianças de 5 a 7 anos possuem uma certa eficiência mecânica, por isso a coordenação e execução dos movimentos são mais controladas. Sendo assim, elas precisam ficar separadas para haver um melhor aproveitamento da aula e um melhor desenvolvimento individual de cada um.

Numero de alunos por turma: 8 alunos.

Ambiente e tratamento da água: Piscina pequena apresentando uma parte raza e outra mais funda com a temperatura entre 31 e 32 graus e o tratamento da água é feito pela luz ultravioleta, na qual não apresenta a utilização do cloro, tratamento encontrado nas demais escolas de natação, fator que diferencia a nossa das demais. Os benefícios de tratar a água dessa forma é que não causa irritalibidade da pele e nem dos olhos, não agride o cabelo e nem desbota maios, sungas e biquinis; não possui o cheiro desagradável do cloro e não agride o meio ambiente. 

Materiais: Pranchinhas, Noodles (macarrão), boinha, arcos, brinquedos pedagógicos, como: alfabeto, números, animais, cores diferentes, etc) sendo eles de diferentes tamanhos, flutuantes e não flutuantes, outros.

Vestiários: Infantil.

Duração das aulas: 50 minutos.

Metodologia: Desenvolvemos uma sequência pedagógica na qual enfatizamos o desenvolvimento no geral, desde o domínio motor até os domínios afetivo, cognitivo e físico. Nesta faixa etária a ludicidade é predominante e vai além do simples brincar. Por isso ressaltamos a importância de desenvolver por meio das atividades alguns saberes que essas crianças levarão para sua vida pessoal. De forma dinâmica e seguindo um planejamento, os professores possuem a liberdade de criar suas aulas utilizando o método da assimilação e acomodação (que é a repetição dos movimentos para que se possa absorver a informação)  de diferentes formas e maneiras. 

Benefícios: Melhora do sistema cardiorespiratório, estimula o apetite, tranquiliza o sono, ajuda no tratamento de algumas doenças relacionadas a respiração, desenvolve com plenitude as habilidades motoras, como: equilíbrio, lateralidade, coordenação; habilidades cognitivas - raciocínio lógico, noção espaço temporal; habilidades físicas - força, agilidade, velocidade, etc; e por fim auxilia na socialização, cooperação em equipe e até mesmo na competitividade, tornando-a um processo mais saudável.