Hidroginástica
Faixa Etária: Pessoas adultas, contudo a prática é mais procurada por idosos. Isso porque a preocupação com o estilo de vida esta diretamente relacionada com a atividade física, pois o envelhecimento acarreta a uma série de efeitos no corpo humano, sendo eles, muitas vezes, ressaltados pela falta de atividade física. Portanto, nessa fase da vida torna-se fundamental a pratica regular de alguma atividade física.
Número de alunos por turma: máximo de 18 alunos.
Ambiente e tratamento da água: Piscina funda com a temperatura entre 31 e 32 graus e o tratamento da água é feito pela luz ultravioleta, na qual não apresenta a utilização do cloro, tratamento encontrado nas demais escolas de natação, fator que diferencia a nossa das demais. Os benefícios de tratar a água dessa forma é que não causa irritalibidade da pele e nem dos olhos, não agride o cabelo e nem desbota maios, sungas e biquinis; não possui o cheiro desagradável do cloro e não agride o meio ambiente.
Materiais: steps, halteres, luvas, tornozeleiras, noodles (macarrão), bola, coletes de flutuação, outros.
Vestiários: Masculino e Feminino.
Duração das aulas: 50 minutos.
Metodologia: Segundo PAULA¹, PAULA² (citadas na Revista Bras. Med. Esporte) “um programa bem planejado deve conter exercícios para aumento da força muscular, flexibilidade articular e aumento da capacidade aeróbica. Além dos benefícios fisiológicos, a atividade física direcionada para o idoso deve objetivar sua socialização e independência, contribuindo para melhoria da sua autonomia”.
Benefícios: As vantagens que a hidroginástica oferece em comparação com exercícios terrestres vão desde a possibilidade de aumento de sobrecarga com menor risco de lesões, passando pelo maior conforto devido à temperatura adequada da água, até a diminuição das comparações estéticas ocorridas nas aulas fora da água. Há o menor risco de lesões, pois absorve o impacto externo estimulando o movimento do corpo sem ocasionar danos, favorece ao aumento da capacidade funcional dos sistemas respiratório e cardiovascular contribuindo para a melhora da qualidade de vida.


